A Logística do serviço ao cliente sob a perspectiva da empresa: como funciona

Alan Osawa Sarubi*

*Aluno do 4º Período do Curso Tecnológico de Gestão em Logística Empresarial, do Centro Universitário Luterano de Manaus, email: alan25alfa@hotmail.com

RESUMO

A pesquisa a ser realizada tem como objetivo explicar a importância do consumidor para a organização na questão do serviço ao cliente, buscando a fidelização dos clientes, satisfazendo suas necessidades, esclarecendo o papel da logística nesse contexto. A pesquisa pretende mostrar elementos chaves do serviço ao cliente, identificando necessidade de inovar, valorizando ferramentas estratégicas de suma importância para organização, assim interferindo positivamente na lucratividade da mesma. Daí o interesse em buscar novos modelos de serviços, de modo geral em grandes e pequenas empresas, devido à relevância do tema e a importância o dos tópicos a serem revelados. A logística no serviço ao cliente, sem duvida, é necessária para o desenvolvimento e crescimento da organização. Num mercado extremamente competitivo, muitos procuram novas oportunidades de inovações tecnológicas, buscando ser diferenciado em relação ao seu concorrente. De maneira clara e objetiva, organizando o corpo do referido projeto com tópicos específicos que se mostram a seguir: a primeira a etapa foi a escolha do tema e sua delimitação, para a elaboração do projeto de pesquisa; numa segunda etapa, a de escrita do projeto, apresentou-se como itens de relevância para a consecução dos trabalhos, a importância que deve ser dada ao cliente, em relação à construção de uma filosofia de satisfazer necessidades e melhorar o relacionamento dos cliente com o meio social e ambiental onde ele vive. Para revelar aos responsáveis pela logística voltada ao cliente, a pesquisa buscará bibliografias competentes que atendam aos interesses previstos no objetivo do trabalho. Ao ser concluída a pesquisa, terá sido escrito um artigo científico contendo os resultados, de forma a revelar aos acadêmicos interessados e ao público em geral, como deve a logística do serviço ao cliente em uma sociedade dinamicamente capitalista com essa na qual vivemos. O artigo será entre ao professor da disciplina TCC, do Curso Tecnológico de Gestão em Logística Empresarial, do Centro Universitário Luterano de Manaus, ao final do semestre de 2010.

Palavras-Chave: Logística, Serviços, Logística do Serviço ao Cliente, Competitividade.

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