A competitividade do mercado: estratégias para manter o negócio

Aline Amaral da Cruz*

*Aluna da disciplina TCC do Curso Tecnológico de Logística, do Centro Universitário Luterano de Manaus; e-mail: alineamaral1989@hotmail.com

 RESUMO

 A manutenção de um empreendimento no mercado é resultado de um conjunto de atos e fatos, nem sempre controlados pelos gestores do negócio. Houve época em que alguns empresários não mudavam praticamente nada nas suas empresas, pois não se preocupavam com a concorrência, porque seus cargos eram vitalícios. Atualmente, porém, se o dono do negócio não se preocupar com seu produto, com o marketing, especificamente com sua venda, a situação aparente de estabilidade não será duradoura; um caminho rumo à falência. A proposta de pesquisa apresentada nesse resumo tem o objetivo de revelar estratégias para pequenos e médios empreendimentos, de forma a ajudar seus gestores a manterem o negócio no mercado. A metodologia será a pesquisa bibliográfica e de campo, para buscar exemplos de estratégias de sucesso entre empreendedores na cidade de Manaus. Mesmo sabendo que cada empreendimento possui características próprias e, consequentemente, as estratégias dos seus gestores também são específicas, a pesquisa se torna relevante pela capacidade de congregar diferentes estratégias em empreendimentos diversificados, para possibilitar a novos e experientes empreendedores a criarem novas estratégias ou mesmo implementarem algumas das estratégias apresentadas ao final dessa pesquisa. Os resultados serão apresentados em um artigo científico a ser entregue ao professor da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, para a conclusão do Curso Tecnológico em Logística, do Centro Universitário Luterano de Manaus, em 2010. Espera-se que o artigo escrito possa servir como referência bibliográfica a ser consultado por acadêmicos empreendedores e profissionais empreendedores de um modo geral, para que ambos transformem as suas práticas de gestão com o intuito de efetivar seus planejamentos e manterem os seus empreendimentos no mercado.

Palavras-chave: empreendedorismo, competitividade do mercado, estratégias empresariais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: