Endomarketing: funcionamento e resultados

Edilamar Miranda Duarte*

*Aluno do 4º período do Curso Tecnológico de Gestão em Recursos Humanos, do Centro Universitário Luterano de Manaus, em 2010. E-Mail: edilamar.duarte@siemens.com.

 Resumo

Este resumo trata de pesquisa em andamento que busca analisar, sob a abordagem de gestão de pessoas, as relações de trocas que acontecem entre a organização e seus funcionários – os quais, analogamente, são considerados clientes internos. Para tanto, faz-se o uso do conceito de endomarketing (ou marketing interno), o qual consiste em uma ferramenta complementar estratégica que, em linhas gerais, proporciona, junto à gestão de pessoas, a integração dos trabalhadores aos objetivos da organização. A pesquisa consiste em um estudo de caso acerca do projeto de endomarketing de uma grande organização; objetiva apurar as políticas de comprometimento utilizadas na empresa e analisar os resultados obtidos por meio das mesmas, avaliando se a aplicação da filosofia do marketing interno nesta organização é, de fato, uma ferramenta valiosa capaz de elevar a sua capacidade competitiva e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida no trabalho. A metodologia da pesquisa é bibliográfica e observacional, pois somente assim é possível atingir os objetivos propostos. Ao concluir esse trabalho de pesquisa será produzido um artigo cientifico, o qual será submetido à coordenação do Curso Tecnológico de Gestão em Recursos Humanos do Centro Universitário de Manaus, como requisito à obtenção de grau e aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, no segundo semestre de 2010. Um dos resultados esperados após a concretização desse trabalho de pesquisa é a contribuição com a aprendizagem de acadêmicos e profissionais da área de Marketing, contribuindo com as organizações, e com isso gerando valor econômico no mercado.  Considera-se que o estudo de caso constituirá uma importante base de informações para futuras pesquisas sobre o tema, visto que o endomarketing é ainda pouco explorado na literatura técnica brasileira.  

Palavras-chave: endomarketing, gestão, recursos humanos, talentos humanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: