Qualidade: conceitos, gestão e evolução no meio empresarial

Jaqueline Pereira dos Santos1

¹Aluna da disciplina TCC do Curso Superior Tecnológico em Gestão em Logística, do Centro Universitário Luterano de Manaus; email: bblinne@hotmail.com

A qualidade tem sido abordada intensamente nas atividades industriais e de serviços. Nas empresas, a qualidade se torna o principal meio da conquista de competitividade no mercado; pode-se afirmar, inclusive, que a qualidade é uma necessidade básica de todo empreendimento, porque a empresa atua em um mercado de concorrência, no qual a inovação, a criatividade e a tecnologia são fundamentalmente competitivas. Com esse cenário, ao realizar pesquisa que busca compreender conceitos, formas de administrar e a evolução da qualidade no meio empresarial, elevam-se as possibilidades de participar do processo de aprendizagem administrativa. É relevante pesquisar a qualidade porque a gestão de diferentes recursos é complexa e somente o conhecimento das características de excelência de cada um deles é possível maximizar o desenvolvimento dos processos e dos seus resultados. O objetivo da pesquisa anunciada neste resumo é apresentar conceitos, explicar formas de gestão da qualidade nas empresas e a partir de um quadro evolutivo da qualidade, indicar perspectivas de emprego da qualidade como ferramenta de maior desempenho empresarial. Essa pesquisa se justifica pela prevalência de comportamento equivocados de colaboradores nas empresas, ao confundirem a responsabilidade com a qualidade construída pela cultura organizacional, com hábitos e práticas individuais ou setoriais; os resultados dessa pesquisa poderão esclarecer tais equívocos e aumentar a participação de cada um e de todos em aumentar a responsabilidade pela qualidade, a qual é de todos os integrantes da empresa. A consecução dos objetivos propostos será buscada através de pesquisa bibliográfica e de campo, para revelar o papel da qualidade na vida das empresas enquanto entes sociais de desenvolvimento socioeconômico. Os resultados da pesquisa serão revelados em forma de artigo científico, como um dos requisitos para a obtenção do grau de aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso Tecnológico de Gestão em Logística, do Centro Universitário de Manaus, em 2010.

Palavras-chave: qualidade, gestão da qualidade, evolução da qualidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: